PESQUISAS

DENTRO DE UMA FOLHA DE ALOE VERA



O gel de Aloe Vera contém mais de 75 substâncias, que se dividem nos seguintes grupos:
Vitaminas
Contém um grupo enorme delas. As vitaminas C e E, com ação antioxidante, Beta-caroteno - a precursora da vitamina A. É também uma das poucas plantas fonte de vitamina B12.
Minerais
Magnésio, zinco, manganês, cálcio, sódio, potássio, cobre e ferro.
Aminoácidos
O corpo humano precisa de 22 aminoácidos, os construtores das proteínas, e Aloe Vera gel possui 20 deles. E mais importante ainda é que ele fornece sete dos oito aminoácidos essenciais, ou seja, aqueles que não podem ser produzidos pelo corpo e precisam ser adquiridos diariamente.
Açúcares
Está incluída, no gel, uma longa cadeia de polissacarídeos que age no sistema imunológico, o Acemanann é um dos principais.
Enzimas
As lípases e proteases, que quebram as moléculas dos alimentos e auxiliam na digestão, e também a carboxipeptidíase, que age no processo antiinflamatório.
Esterol da planta
Os três tipos principais agem como um forte agente antiinflamatório.
Lignina
Esta substância dá ao gel da Aloe sua habilidade de penetração, alcançando as camadas mais profundas da pele.
Saponina
É uma substância que aplica uma potente função antimicrobiana contra as bactérias, vírus e fungos, como (*) cândida e (**) micoses.
Antraquinonas
Os mais importantes são a aloína e a emodina, que juntos se transformam em um forte analgésico e são responsáveis por processar as atividades antibactericidas e antivirais.
Ácido Salicílico
Esse componente da aspirina é um antiinflamatório e, quando usado topicamente, ajuda a diminuir a morte dos tecidos.

 

Apoiados por provas de laboratório e experiências químicas,

                 mencionam as seguintes propriedades:                 


1-
Inibidora da dor
Seus princípios ativos têm uma notável capacidade de penetração até as camadas mais profundas da pele, inibindo e bloqueando as fibras nervosas periféricas (receptores da dor) e interrompendo, de modo reversível, a condução desses impulsos. Além disso, reduz a dor também por possuir uma poderosa força antiinflamatória.
2- Anti-inflamatória
Aloe Vera tem uma ação similar a dos esteróides, como a Cortisona, mas SEM os seus efeitos nocivos colaterais, Por isso é útil em problemas como bursites, artrites, lesões, golpes, mordidas de insetos e outros.
3- Coagulante
Por conter cálcio, potássio e celulose, a Aloe Vera provoca nas lesões a formação de uma rede de fibras, que segura as plaquetas do sangue, ajudando na coagulação e cicatrização. 0 cálcio é parte do sistema nervoso, o potássio da atividade muscular e a celulose da coagulação.
4- Queratolítico
Faz com que a pele danificada dê lugar a um tecido de células novas.
5- Antibiótica
Sua capacidade bactericida e fungistática (antivirótica), elimina as bactérias (inclusive Salmonela e Estafilococos) que causam infecções, inibindo sua ação nociva.
6- Regenerador celular
A Aloe Vera possui um hormônio que acelera a formação e o crescimento de células novas. Graças ao cálcio que contém, elemento vital na osmose eclular (intercâmbio de líquidos), ajuda as células a manterem seu frágil equilíbrio interno e externo.
7- Energético e nutritivo
Uma das características de maior importâncía da Aloe Vera é que ela contém 19 aminoácidos essenciais, necessários para a formação e estruturação das proteínas, que são a base das células e tecidos. Contém também minerais, corno cálcio, fósforo, cobre, ferro, manganês, magnésio, potássio e sódio, todos elementos indispensáveis ao metabolismo e à atividade celular.